16 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA VOZ



16 de Abril – Dia Mundial da Voz
            A voz é um dos instrumentos de comunicação utilizados pelo homem. Através dela podemos transmitir informações, perceber as características biológicas e saber sobre as condições de saúde, o estado emocional, a idade e os traços de personalidade de cada pessoa. A voz funciona como a identidade de cada indivíduo e é resultado da vibração das pregas vocais, localizadas na laringe.
Para alguns a voz funciona somente como ferramenta de comunicação, porém para outros ela também é um instrumento de trabalho como, por exemplo, para professores, locutores, radialistas, atores e atrizes e cantores.
            Preservar a saúde vocal é de extrema importância . Os distúrbios da voz são chamados de disfonia. Classifica-se como disfonia, dificuldade na emissão da voz que dificulte ou impeça a mesma de cumprir o seu papel na transmissão da mensagem verbal ou emocional de cada sujeito. A disfonia pode manifestar-se como rouquidão, variação na qualidade vocal, dificuldade para manter a voz, cansaço ao falar, dificuldades de projeção da voz, dentre outros sintomas. Pode ser causada pelo seu uso incorreto,  ou por  doenças que afetam a laringe.
            Quando alguma alteração na voz for percebida e esta permanecer constantemente, o médico Otorrinolaringologista ou o Fonoaudiólogo devem ser procurados. O diagnóstico precoce e a intervenção imediata são importantes e vão guiar a conduta médica e fonoaudiológica no processo de recuperação da mesma.             A saúde da voz depende dos cuidados que temos com ela, principalmente aqueles que utilizam a voz como ferramenta de trabalho. Para preservá-la é importante:

  • Beba água várias vezes ao dia, além de hidratar as estruturas envolvidas na produção da voz, estaremos hidratando todo o corpo;
  • Evite tomar bebidas muito geladas, mas caso for inevitável, tome um gole e deixe-o por alguns instantes na boca antes de engolir, evitando assim o choque térmico nos músculos e estruturas relacionados a produção da voz;
  • Diminua o consumo de bebidas como café, chá preto, chimarrão, bebidas à base de cola, pois estas bebidas podem provocar ressecamento das estruturas envolvidas na produção da voz, devido à presença de cafeína;
  • Fale sempre em um volume de voz natural, evitando gritar ou sussurrar, para assim evitar lesões nos músculos responsáveis pela voz;
  • Os profissionais da voz devem evitar o uso de remédios como, pastilhas e sprays, para desconfortos na garganta, elas “aliviam” a dor momentaneamente, porém podem mascarar o problema vocal.
  • Evite o vício de álcool e cigarro, os quais prejudicam o corpo como um todo e agem diretamente sobre as estruturas da produção da voz.
Cuide de sua voz, para pode transmitir tudo aquilo que deseja sem dificuldades!