O tema de hojé é: Ruído!!



O tema hoje é: RUÍDOS!!!
 
            Buzinas, carros, motos, ônibus, trator, avião decolando ou aterrisando, aspirador de pó, secador de cabelos, liquidificador, músicas altas, maquinários agrícolas e industriais...
               Você se identifica com algum desses ruídos?
               Você escuta algum deles durante o seu dia, ou todos os dias, ou o dia todo?
            RUÍDOS!!! Estão por toda parte! Fazem parte do nosso dia-a-dia e das atividades de lazer e laboral, dos ambientes familiares, sociais e educacionais. E acabam gerando a chamada e prejudicial Poluição Sonora, problema de saúde pública que é preocupante pelas alterações que podem desencadear no organismo e lesões no sistema auditivo.
            E você sabia que, segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde o ruído é considerado a segunda causa de poluição ambiental, ficando apenas atrás da poluição do ar e na frente da poluição da água?
            E justamente por esse motivo é que institutos e estudiosos desenvolveram o INAD – International Noise Awareness Day ou Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, tendo como objetivo informar, conscientizar e educar sobre os riscos que o ruído em excesso acarreta na saúde da população. Esse dia ocorre na última quarta feira do mês de abril, já existindo desde 1996 nos países como EUA, Canadá, Chile, Alemanha, Espanha, Suíça, e no Brasil está presente desde 2008.
            Este ano o INAD é dia 26 de abril com o tema: Conforto acústico e educação, um bem para você e sua audição. Em municípios do país todo haverão eventos informativos e educacionais sobre o ruído e o tradicional minuto de silêncio vai ocorrer das 14h25 às 14h26, que por usa ação literal do minuto em silêncio, proporciona um impacto de percepção do quanto de ruído estamos envoltos. Na cidade gaúcha de Santa Maria haverá uma programação intensa de divulgação e informação sobre o INAD realizada pelos alunos da Faculdade de Fonoaudiologia da UFSM. Em São Paulo as ações envolvem além do minuto de silêncio e solenidades com autoridades municipais e das universidades, uma caminhada em prol da conscientização sobre o ruído e seus malefícios.
            A exposição por tempo prolongado a ruídos fortes ocasionam lesões no sistema auditivo e no corpo todo, provocando sensações de cansaço e irritabilidade, agressividade, ansiedade, cefaleia, zumbido, insônia, dificuldades de entendimento e inclusive perdas de audição, estas que podem ser irreversíveis, além de alterações cardiovasculares e gastrointestinais. Esses sinais e sintomas variam de acordo com o tempo de exposição ao ruído, sensibilidade e predisposição individual e não aparecem de forma imediata, então as pessoas não tem consciência dos prejuízos com a saúde, continuam a se expor e quando os sinais aparecem as consequências são importantes, gerando problemas de saúde e interferindo na qualidade de vida das pessoas.
          E você pode ficar alerta, se prevenir da exposição aos ruídos intensos seguindo estas dicas e observando o quadro ao lado que aponta tempo máximo de exposição a ruídos sem lesão auditiva:
* em festas, eventos e shows fique distante das caixas de som;
* utilize sempre os equipamentos de proteção auditiva no seu local de trabalho se há ruídos intensos;
* ao utilizar fones de ouvido, use nas duas orelhas e em volume suficiente que continue escutando os barulhos ao seu redor;
* em trânsito movimentado, feche as janelas do carro para ouvir menos os ruídos dos veículos;
* em salas de aula, é fundamental que os ruídos externos da rua ou do pátio da escola não perturbem o ambiente, bem como ruídos de ventilador ou ar condicionado devem ser mínimos;
* fique atento aos ruídos dos brinquedos das crianças (sirenes, apitos, sons dos animais), pois alguns têm volume excessivamente alto;
* sempre que tiver alguma dúvida ou mal estar relacionado a exposição ao ruído, procure um especialista otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo para orientação e conduta adequadas.
            A saúde é um bem precioso que precisamos valorizar, prevenir e manter, então é fundamental que tenhamos atitudes de cuidado com ela, e evitar ou diminuir a exposição ao ruído faz parte de cuidar da nossa saúde.
            No site do INAD Brasil – www.inadbrasil.org há informações detalhadas sobre os eventos e temas de cada ano, sugestões e materiais informativos. Confere lá e pratique desde agora cuidados com os ruídos!
            Sua audição agradece!          
           
 Texto elaborado por: Morgana Gai Remonatto, Fonoaudióloga Responsável Técnica PróAudi Passo Fundo- RS, CRFa 9417.

Referências:
- Faça como as estrelas do carnaval: curta a folia sem descuidar da saúde auditiva. DINO Notícias. Disponível em: http://app.dino.com.br/releases/faca-como-as-estrelas-do-carnaval-curta-a-folia-sem-descuidar-da-saude-auditiva-dino890115692131. Acesso em: 23 abril 2017.
 
- INAD BRASIL. Disponível em: www.inadbrasil.org. Acesso em: 22 abril 2017.
 
- Pro Acústica: Associação Brasileira para a Qualidade Acústica. Disponível em: http://www.proacustica.org.br/agenda-de-eventos-congressos-cursos-paletras-sobre-acustica/dia-do-ruido-inad.html. Acesso em: 22 abril 2017.