Teste da Linguinha: eficaz, rápido e não dói!



O teste da linguinha é um protocolo específico e padronizado, para diagnosticar a presença de alterações no frênulo lingual e o grau de limitação dos movimentos da língua, a famosa língua presa!  

Quando não percebida e tratada, a língua presa pode provocar dificuldades nas funções que dependem da língua, como a sucção, mastigação, deglutição e fala das crianças.  

O teste da linguinha deve ser realizado ainda no primeiro mês de vida de todo recém-nascido, para que possíveis alterações sejam detectadas o mais precocemente possível e assim se encaminhar a intervenção.

A avaliação deve ser realizada por um profissional da área da saúde qualificado. Como o fonoaudiólogo é responsável pela avaliação dos órgãos fonoarticulatórios, ele é o mais indicado para realizar esta avaliação. 

No Brasil, a  lei  nº 13.002 de 20 de Junho de 2014,  que torna obrigatória a aplicação do teste da linguinha é recente, por isso, converse com o pediatra ou profissional da saúde logo na primeira consulta sobre a sua existência e importância. Ele deverá encaminhar o bebê para os locais que estejam preparados para realizar o teste e  encaminhar para a intervenção, caso esta seja necessária.

Na PróAudi você encontra fonoaudiólogas preparadas para a aplicação do teste da Linguinha. Conte conosco para garantir que o seu bebê mame, se alimente e fale melhor!